Ela

Ainda não anda...sozinha! Do alto dos seus 18 meses ainda não anda sem se segurar a nós, sem pedir o dedinho para se sentir segura. 
Já ouvi de tudo das pessoas acerca disto: "Já foram com ela ao médico?" ,"Ai isso é não é normal!!", " É enormeee e não anda?!".
Depois o oposto "Ah isso é normal" "Ah os bebés muito grandes começam a andar tarde", (sim a minha filha é um bocadinho grande, o pai tem ,1,90 m e eu não sou pequenina por isso...).
Nunca me importei muito com isto, a médica chegou a dizer-me que ela tinha a cartilagem muito mole por isso ia começar a andar tarde e nunca me pareceu muito preocupada com o assunto. Cada criança tem o seu ritmo, cheguei a ver uma amiga preocupadíssima porque o filho ainda não falava e já queria correr todos os médicos a pensar que ele teria alguma coisa e sempre lhe disse para ter calma, que não são todos iguais.
A minha  filha pode ser insegura, pode ser medricas, pode ser preguiçosa, (como também já me disseram) mas é minha e acho uma completa maluquice correr médicos e inventar trinta por uma linha quando sabemos que cada pessoa tem o seu ritmo e não somos todos iguais. Claro que existem casos especiais. Temos de respeitar e tentar ajudar a superar os medos, a insegurança ou a preguiça.
Se estou com desejos que comece a andar sozinha?  Claro que estou, porque adoro vê-la a correr e aos saltinhos agarrada à minha mão mas sei que o passarinho tem de voar sozinho e tem de explorar sozinho. 
Vá filha bora nessa!! A meia maratona espera por ti!!!



5 comentários

  1. As minhas andaram as duas aos 17 meses...e já andava toda a gente a moer-me o juízo. Não ligues!

    ResponderExcluir
  2. A minha tb começou a andar pelos 17- 18 meses. Completamente sozinha, mais tarde um bocadinho.
    Ainda agora, com 2 anos, pede muitas vezes a mão para ir a algum sítio. Continua a ser meio trapalhona a andar, a tentar correr.
    A parte motora está claramente mais atrasada que o desenvolvimento verbal (fala que se farta).
    Nunca me preocupei. O médico tb sempre me avisou que ela andaria tarde e que estabilizaria ainda mais tarde (no caso dela, não por ser grande, mas por ter as pernas muito direitas, o que reduz a estabilidade).
    Não há razões, de facto, para te preocupares! Cada bebé tem o seu ritmo e ela está ainda muito a tempo de tudo!

    ResponderExcluir
  3. O meu G começou a andar teria praí 17 meses! É mais que normal... de um dia para o outro largam-nos a mão e lá vão... e depois queremos que o tempo volte e eles estejam sempre coladinhos a nós :) :)

    ResponderExcluir
  4. O meu G começou a andar teria praí 17 meses! É mais que normal... de um dia para o outro largam-nos a mão e lá vão... e depois queremos que o tempo volte e eles estejam sempre coladinhos a nós :) :)

    ResponderExcluir
  5. O meu era um bebé grande e andou com 13 meses, nem tarde nem cedo. Já a fala... Com quase 3 anos finalmente começo a poder ter conversas com ele, mas muito "à bebé"!
    Tudo a seu tempo, sem pressas. :)

    ResponderExcluir

Vá toca a comentar