A alimentação dela

Este foi sempre um tópico difícil e há bastante tempo que quero falar nele. Baby Percebes sempre foi uma criança um bocadinho complicada com a comida, mas um complicada diferente da maioria das crianças. Quando ouvimos mães falarem da alimentação dos filhos a maioria é "ai o meu filho não come nada não sei o que faça" cá em casa o drama não é esse é fazê-la experimentar as coisas. A maioria das crianças tem curiosidade e a primeira coisa que faz quando vê um alimento novo é colocá-lo na boca, a minha não! Lembro-me que no ano passado no Verão tivemos o Verão todo para ela provar melancia e quando finalmente provou adorou, mas estávamos no final do Verão e já quase não havia melancia. Como a melancia temos tantos outros alimentos, por exemplo, ela adora peixe e quando lhe dou coloco sempre uma batatinha, uma cenoura, um verde (feijão verde, brócolo) mas ela nunca come nada disto. Come o peixe e a clara do ovo e o resto fica no prato. Se não lhe dei a testar? Já dei 1500 vezes, nunca lhe dei peixe sem ter legumes no prato mas ela nunca lhes toca. Eu tenho sempre a esperança de um dia ela comer tudo mas até agora nada. Passou uma fase que gostava de batatas mas passou-lhe depressa. Agora perguntam vocês, então e como é que a fazes comer legumes? Pois na sopa, o problema é que desde há uns tempos para cá a senhora não quer comer a sopa em algumas refeições. Ontem tivemos um recadinho no livro a dizer que não conseguiram que ela comesse a sopa.
Tento não me stressar muito com o assunto porque ela adora peixe, adora carne, adora massa, arroz e o que gosta come bastante mas tem de comer legumes. Hoje vou passar a tarefa de a fazer comer a sopa à avó, é uma batalha que a avó consegue vencer muitas vezes. ( Não contem a ninguém mas os avós têm poderes mágicos)
Outro drama que tivemos há pouco tempo foi com o leite, deixou de beber o leite de manhã. Nos primeiros dias não queria o biberão, pensamos "é do biberão", compramos copo, com palhinha, sem palhinha e não conseguimos que bebesse o leite, só nos pedia pápa. Tentámos várias vezes até que desistimos desta batalha, comprámos papa de cereais (a menos açucarada possivel) para fazer com leite e é o pequeno almoço dela, para compensar damos-lhe iogurtes, queijo e a pediatra diz que é suficiente.
Bolachas se a maioria das crianças gosta de bolacha Maria mas prova coisas diferentes, baby Percebes só gosta de línguas de gato (juro que nem sei como as provou, provavelmente achou piada serem pequeninas).
Coisas boas de ela não provar coisas novas é não comer chocolate, acreditem que nós não lhe damos mas há sempre alguém que oferece e ela nunca quer. 
A alimentação é sempre complicado com crianças, passam por fases diferentes e é tudo uma aventura. Nós pais só temos de inspirar e expirar e tentar não stressar!





5 comentários

  1. A minha, no início, quando era mais pequenina, experimentava tudo e gostava de brócolos, adorava ervilhas e comia tudo. Agora (que continua a ser pequena - 2 anos e meio) não consigo que coma um verde sem ser na sopa. Vale que esta ainda vai indo, sem grandes dificuldades.
    A alimentação é de facto um desafio nas crianças. Mas como tu, não stresso. A seu tempo, digo eu, há-de comer de tudo...

    ResponderExcluir
  2. Pode ser muito complicado... a minha irmã não tem tido grande sorte com o meu sobrinho!!

    ResponderExcluir
  3. as crianças por vezes apanham manias mas passam... pode ser apenas uma fase e vire uma comilona :)

    ResponderExcluir
  4. Passam sempre por diversas fases, umas mais complicadas que outras, mas felizmente acabam por passar!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Por aqui, o leite não entra (só bebe na escola 1 x por semana, mas mesmo assim...)
    A pediatra disse que ele não ficava com carências já que come iogurtes, queijo, papa lactea....Pode ser que um dia mude. Ou não.
    Cada qual é como cada um e há que saber levar (uns dias melhor e outros pior).

    ResponderExcluir

Vá toca a comentar